Muitos corredores são atletas de uma só modalidade, investindo todo o tempo disponível apenas nos treinos de corrida sem ao menos cogitar outras atividades.
Especialistas, porém, concordam que isso é um equívoco, uma vez que outras modalidades podem agregar qualidade aos treinos, ajudar a prevenir lesões e melhorar o rendimento do praticante da corrida de rua. Além de fazer um bom fortalecimento com treinos de musculação, Cross Training, Pilates etc, outras modalidades de esporte podem ajudar e muito no seu desempenho nas corridas.
O melhor exemplo talvez seja a natação. Os exercícios na água complementam o treinamento na rua, pois melhoram a força e a flexibilidade, promovem o mesmo condicionamento cardíaco da corrida normal e ainda auxiliam na preservação das articulações.
Até mesmo atletas de alto rendimento podem tirar proveito desse tipo de treinamento, como um meio de reduzir a quilometragem semanal da corrida, sem perda de capacidade de resistência e com menor risco de lesões por esforço repetitivo. Os treinos na piscina podem ser programados para dias intercalados com a corrida ou mesmo em dias de treino regenerativo, contanto que praticados em intensidade baixa ou moderada.
A natação estimula o sistema cardiopulmonar, o que ajuda a emagrecer, e tem efeito motivacional, pois ajuda a acabar com o marasmo de praticar sempre o mesmo tipo de exercício.
Mais alguns benefícios:
- Melhoria da capacidade circulatória,
- Desenvolvimento dos músculos;
- Melhoria da flexibilidade e resistência;
- Trabalha a coordenação motora.
Antes de provas ou treinos de corrida mais longos, por outro lado, é recomendável evitar a atividade para manter a musculatura mais descansada.
Bons treinos!